Iluminação para arquitetura e decoração, com Rose Beldrame

A diretora da Light Concept, uma das mais expressivas lojas de iluminação da região, gentilmente cede esta entrevista para a Revista BY (edição 70) e nos conta um pouco sobre a história e do conceito de seu negócio, além de falar da importância da iluminação para arquitetura e decoração. Saiba mais nas próximas linhas:

 – Há quanto tempo a empresa atua no mercado e como surgiu a ideia de criar a Light Concept?

A Light Concept é uma empresa jovem, atuando no mercado de São José dos Campos desde 2014, dedicada à inovação no segmento de iluminação. Nosso trabalho, desenvolvido em São José dos Campos e região, conta com a expertise de uma família já tradicional no ramo da iluminação desde 1966, ou seja, 50 anos de tradição. Sendo assim, trouxemos à região uma bagagem grande no que diz respeito aos novos conceitos em iluminação residencial e comercial.

A iluminação é responsável por despertar sensações, além de criar uma harmonia com o ambiente.  

 

 – Para obter um bom projeto residencial ou comercial é fundamental ter em mãos um bom projeto luminotécnico?

O projeto luminotécnico é responsável por modificar completamente um ambiente e destacar elementos da arquitetura, assim como móveis ou produtos que estejam sendo comercializados, no caso da iluminação comercial. Ele pode valorizar ou prejudicar o ambiente, quando feito de forma incorreta.  A iluminação é uma das áreas da arquitetura que mais cresce nos últimos anos, não apenas pelo desenvolvimento tecnológico, mas também pela compreensão cultural de sua importância e valor. Por se tratar de matéria das mais abstratas da Arquitetura, é entendida hoje como a “primeira impressão” da área. Sendo assim, ao contratar um profissional capacitado para elaborar o projeto, este é responsável por fazer cálculos considerando não só as necessidades do cliente como também os níveis adequados de iluminação estabelecidos pela norma NBR 5413. Itens como medidas do pé direito, cores do piso e das paredes, altura e formato das luminárias que serão instaladas, o tipo de ambiente e a atividade que será exercida nele, requerem técnicas que somente profissionais capacitados podem oferecer.

 – Qual é o papel da iluminação na decoração?

A iluminação é responsável por despertar sensações, além de criar uma harmonia com o ambiente. Ela deixou de ser um item técnico nos projetos e passou a ter um forte conceito de decoração, sendo responsável pela leitura e valorização do ambiente iluminado. Na Light Concept acreditamos que cada projeto merece ter um conceito de luz exclusivo, funcional e que reflita a personalidade do cliente, mas ele não precisa custar mais por isso.

 – Quais os produtos/ soluções oferecidas pela empresa?

A Light Concept trabalha na assessoria de projetos personalizados, que abrangem desde a avaliação da necessidade do cliente com base nas especificações luminotécnicas, até a escolha dos produtos utilizados, além do suporte nas fases de instalação e manutenção dos mesmos. Possuímos o maior showroom de iluminação da região, trabalhamos com as melhores marcas, temos exclusividade em marcas com peças assinadas por designers, além de uma grande diversidade de produtos, oferecendo as últimas tendências em luminárias, lustres de cristal, lustres, pendentes, abajures, plafons, lâmpadas, arandelas e toda a linha de embutidos.

 – Vocês possuem parceria com profissionais da área? Como funciona?

Sim, estamos tentando conquistar nosso espaço da forma como sempre fizemos e tem dado certo, através de profissionalismo e qualidade do nosso atendimento, produto e serviços, nos dedicando também a um pós-venda diferenciado, além da grande diversidade de produtos existentes em nosso showroom com preços e condições de pagamento competitivos, que naturalmente estamos atraindo, surpreendendo e ganhando a confiança e empatia dos nossos clientes e dos melhores profissionais da região.

 – Qual é o diferencial da Light Concept?

Nosso diferencial está em aplicar em nossos projetos luminotécnicos conceitos exclusivos e funcionais que evidenciem o perfil de nossos clientes, além do atendimento personalizado.

 – Qual é a tendência em iluminação?

A iluminação vem crescendo no aspecto cultural devido a sua importância em um projeto arquitetônico, valorizando o ambiente não apenas pelos efeitos de luz e sombras, mas também em peças com design diferenciado que compõem a decoração do ambiente. Destacando como principal desenvolvimento tecnológico a adequação do LED em luminárias, que vem se destacando pela sua economia de energia e vida útil do produto, com o desafio de garantir o mesmo efeito, intensidade de luz e cor gerada pelas lâmpadas tradicionais, ainda pouco dominada pelos consumidores finais que necessitam de profissionais especializados para sua adequada aplicação. O LED, que antes não conseguia alcançar a temperatura de cor que uma lâmpada halogena traz tão usada em projetos de arquitetura, hoje vem ganhando espaço nos projetos, pois a tecnologia a cada dia surpreende, trazendo atualmente lâmpadas em LED que se confundem às halogenas, aplicando a mesma temperatura de cor, design e efeito que tanto queremos dar ao ambiente. Com essa tecnologia vem uma grande vantagem, um consumo menor de energia e uma vida útil considerável.

 – Em relação ao custo x benefício de cada produto, há muita diferença entre os modelos embutidos e os não embutidos, como lustres e abajures?

A relação custo x benefício de cada produto é o principal aspecto de um projeto luminotécnico, onde se determina a necessidade ideal de luz para cada ambiente, agregando ao projeto arquitetônico a sensação de que a iluminação pode oferecer ao cliente. Existem diferenças bastantes significativas tanto no valor como no aspecto visual. Tais produtos influenciam na construção civil do imóvel, tanto residencial como coorporativo, diretamente na utilização de forros e paredes adequadas para receber essas peças, que no caso de embutidos, tendem a ser mais vantajosos financeiramente e mais discretos do que os modelos não embutidos, que por sua vez, tratam-se de peças visíveis e aparentes como, plafons de sobrepor, pendentes, lustres e abajures. Eles agregam aspectos decorativos e um design exclusivo e personalizado, consequentemente tendem a possuir um valor mais expressivo. Lembrando que isso não é uma regra quando se trata de acabamentos diferenciados das peças, de produtos assinados por design, peças sob medida, marcas exclusivas ou importadas.

 – O que os consumidores vão encontrar na Light Concept?

Vão encontrar o maior showroom de iluminação da região com peças assinadas de marcas exclusivas e os principais lançamentos nacionais e internacionais do nosso segmento. Os clientes também se surpreenderão com o atendimento personalizado realizado por profissionais especializados na assessoria de projetos​ em iluminação​.

Para saber mais:

Light Concept – Iluminação
Av. Barão do Rio Branco, 1148
Jd. Esplanada – São José dos Campos/SP
Tel: (12) 3302-7222 / (12) 3302-7111
Email: contato@lightconcept.com.br
Site: www.lightconcept.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *