Arquitetura com design inovador e sustentável – By Wingardhs Arkitektkontor

Quem é apaixonado por arquitetura e pela vida, adora um design inovador e sustentável.

E poucos projetos reúnem esses elementos como o edifício Kuggen,, concluído em 2011, que fica em Gutemburgo, na Suécia. A palavra Kuggen, significa “roda dentada”, em sueco. Mas, curiosamente, a principal inspiração são as folhas canadenses e sua mudança de cor entre estações do ano. Outra catacterística marcante é a alusão à pintura industrial do cais e porto local.

A tela rotativa acompanha o caminho feito pelo sol em torno do edifício. Isso significa que as nuances mudam ao longo do dia, de acordo com a luz. A fachada é reflexo deste conceito.

Dentre as inúmeras curiosidades deste edifício estão: todos os andares oferecem sombra ao andar debaixo, o edifício expande 1.500 milímetros em cada andar causando impressão de movimento e dinamismo; as janelas triangulares e sua forma circular permitem que a luz do dia entre com maior facilidade e por fim, a temperatura ambiente varia entre 22-26 °C nos pisos acima do solo. O Kuggen utiliza a tecnologia sustentável em quatro níveis: com sistema de ventilação e iluminação ativados por movimento, aquecimento e refrigeração interativos, possui painéis solares no telhado e uma iluminação natural. Essas tecnologias tornam o consumo de energia do prédio baixo, uma base de 55 kWh/m² por ano.

Os andares de cima são de uso geral dos escritórios. O edifício tem apenas um elevador e a escada é o principal meio de circulação vertical, que promove o contato entre as pessoas e promove interatividade. O segundo nível também é projetado para uso público, muitas vezes usado em exposições, proporcionando a interação mais intensa entre os ocupantes do edifício e seus visitantes.

Kuggen, Göteborg
Wingårdhs
06-2011


O edifício é ponto turístico e vale a pena visitar.

Fonte: www.arch2o.com/kuggen-wingardhs-arkitektkontor/
Fotos cortesia: Wingardhs Arkitektkontor

Sua opinião é muito importante

%d blogueiros gostam disto: