Constante mutação – By Yamazaki Kentaro Design Workshop

Em constante mutação, “Unfinished house” é o nome desse projeto do estúdio Yamazaki Kentaro Design Workhop.

O “container” muda à medida que os moradores vão adaptando suas necessidades e projetando continuações em busca do prazer de viver livremente. Os objetos podem ser mudados de lugar a qualquer momento, sem cômodos definidos, segundo o conceito do estúdio.


Durante o estágio de design, sem definir ou limitar as possibilidades futuras da família, a equipe YKDW criou uma casa que permite a flexibilidade em suas vidas diárias, como passatempos e atividades em família. A construção do edifício foi feita formando 4 “caixas”, cada caixa dividida em 2 camadas em torno de um espaço central, que atua como o centro da casa em que a família se reúne. A primeira camada de cada caixa, inferior, funciona como cozinha, quarto, área de encanamento e espaço de trabalho.

A segunda camada, superior, foi intencionalmente deixada em branco para que as áreas possam criar espaços adequados para seus passatempos crescentes, roupeiros ou sala de crianças. Particularmente, a sala das crianças deve ser deixada à criança para projetar, algo muito interessante. Cada espaço cumpre o tamanho mínimo necessário para a função designada, como a cozinha e banheiro, por módulos. Eles atuam como não salas, mas como espaços de função, e o hub central é um espaço de teto aberto onde as 4 caixas, cada uma com uma função contribuindo para suas vidas diárias, são reunidas em torno desse espaço central.

Sem limitar, o ângulo do espaço central e as caixas foram posicionados para que, de todas as janelas, a vista seja de árvores ou do céu, não a casa vizinha ou suas janelas. Também o ângulo entre a cozinha, e caixas adjacentes em ambas as camadas, permite uma visão clara da cozinha para a área, especialmente no caso de a caixa ser usada como sala de criança. Esta casa, nascida de longas e frutíferas discussões com o cliente, cria um espaço onde a família e o próprio edifício possam crescer juntos.


Sua opinião é muito importante

%d blogueiros gostam disto: