Inspirações Abstratas, com Susi Toledo

Inspirações Abstratas, com Susi Toledo

A artista plástica Susi Toledo, proprietária da Breton São José dos Campos nos conta uma história inspiradora e de muito talento.

– Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional.

Iniciei minha trajetória fazendo pinturas acadêmicas onde empregava tinta a óleo sobre tela, numa fase figurativa. Depois de inúmeras experiências buscando me expressar através de uma linguagem mais contemporânea, passei a empregar o acrílico em grandes painéis, no estilo abstracionista. Essa nova fase ficou mais evidenciada, criando oportunidade entre os profissionais de arquitetura e design de interiores, onde passei a desenvolver obras exclusivamente criadas para compor ambientes, levando minha arte para dentro das casas das pessoas.

– Em que momento a arte entrou em sua vida e como isso afeta sua visão de mundo?

A arte faz parte da minha vida desde a minha mais tenra idade. Logicamente que a arte influenciou quem sou hoje, foi responsável pela formação da minha história, por meus relacionamentos, pelo meu trabalho e sempre foi inspiração para mim em todas as suas expressões.

 

– Quais são as suas referências na arte e como essas referências afetaram seu processo criativo?

São muitas, principalmente pintores impressionistas, como Van Gogh, Renoir, Claude Monet, com suas cores vibrantes e inspirados na natureza e nos efeitos da luz do sol sobre a cor dos objetos, me inspiraram muito. Depois o cubismo e o modernismo, incluindo o grande pintor espanhol Pablo Picasso, com uso de cores fortes e a geometrização das formas foi inspiração para mim. Tudo isso me influenciou e ajudou a passar a barreira da pintura acadêmica clássica, engessada nos detalhes, para uma expressão muito mais subjetiva, criativa e pura, que é a pintura abstrata.

– Que momento foi marcante criativamente em sua carreira?

O momento mais marcante foi aquele em que eu consegui fazer a transição de estilos, da pintura clássica e figurativa para uma fase totalmente criativa, em que passei a expressar o meu eu através do estilo abstracionista.

– Onde você busca inspiração para tuas obras?

Na criação de Deus, observando as formas e cores da natureza e toda sua harmonia.

– Como a arte e a decoração se relacionam na sua vida?

Acredito que se complementam, caminham juntas, pois hoje toda manifestação do design e da decoração está intrinsecamente ligada a arte.

As tendências internacionais ditadas pelas grandes empresas ligadas aos setores de moda, design e decoração, também influenciam a criação de obras de arte e a produção de um grande número de artistas e artesãos e com certeza influenciou também meu trabalho.

– Hoje seu negócio lida com móveis assinados, fale um pouco sobre isso.

Hoje represento a marca Breton em todo o Vale do Paraíba, região serrana e Litoral Norte. A marca também acompanha as tendências internacionais e incorpora em suas coleções inúmeras peças criadas e assinados por designers nacionais e internacionais de renome.

Somente fazendo o que amamos conseguimos ter sucesso e nos destacar em meio a tão grande concorrência que enfrentamos hoje no mercado de trabalho. Se ama a arte , viva da arte!

– Como você vê o momento atual da arte no país e no mundo?

Hoje, com o advento da tecnologia e com o desenvolvimento da indústria e criação de novos materiais, inclusive a possibilidade de se empregar reciclagem e computação, muito mais que no passado, a arte não tem limites. A criatividade humana encontra milhões de formas novas para se expressar.

– O que você poderia falar para jovens que desejam trabalhar com arte e criatividade?

Eu aconselho a todo jovem que realmente sente o desejo de aprender e que ama a arte em qualquer uma de suas multiformes manifestações, que percorra o seu sonho. Somente fazendo o que amamos conseguimos ter sucesso e nos destacar em meio a tão grande concorrência que enfrentamos hoje no mercado de trabalho. Se ama a arte, viva da arte!

 

Mais informações:

Susi Toledo

Tel: (12) 98859-9014

Email: lucasbretonsjc@gmail.com

@susitoledoarte

 

Fotos: Adriana Rebouças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *