Andando nas alturas da natureza – Parque em Istambul

Como seria caminhar nas copas das árvores e viver experiências de contato íntimo com a natureza e ainda assim estar em uma das cidades mais populosas do mundo? O Studio DROR propôs uma ideia criativa e diferente: um parque repleto de intervenções em Istambul, na Turquia. O projeto tem como principal objetivo trazer as pessoas para um contato coletivo, aonde possam aproveitar ao máximo as intervenções que o Studio criou para o parque. Dentre as atividades propostas, a caminhada sobre as copas das árvores é que mais se destaca! Foram projetadas passarelas suspensas para a prática do arborismo no parque, aonde as pessoas terão como caminhar nas alturas e aproveitar a bela paisagem.

O parque Parkornan fica na parte norte do centro da cidade, e o maior desafio foi pensar em como atrair as pessoas ao local. A solução encontrada foi manter a área verde existente e complementar com as intervenções criativas. Os arquitetos explicam que a criação do ambiente vem da ideia de projetar um lugar aonde o medo do desconhecido seja superado pela rede de condições que transmite o amor incondicional, ou seja, uma experiência de sensações para os que ali vão passar.

São cinco zonas que dividem o parque: “A Praça” uma apresentação à natureza e um espaço para convívio; “The Loop” área aonde encontram se balanços e redes que pairam sobre o chão, um espaço para reflexão; “The Pool” enormes poços de bolas, com referências na vitalidade de um famoso mercado turco de especiarias; “The Chords” aonde os aventureiros podem subir nas copas das árvores e aproveitar a trilha e saltar em trampolins; “The Grove” leva a uma trilha cheia de esculturas; e por fim “The Fountain of Clarity” um incrível escultura em forma de cubo que é coberta de água, por meio de um pistão hidráulico e um sensor, uma fenda é aberta para os visitantes passarem.

Fotos by DROR®

Sua opinião é muito importante

%d blogueiros gostam disto: