SP Arte 2018 – O Festival Internacional de Arte de São Paulo

Durante os dias 11 e 15 de abril, a 14ª edição da SP Arte aconteceu no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera em São Paulo. Um dos mais importantes eventos do setor artístico na América Larina, contou com a participação de galerias de 15 notáveis países no mercado das artes. A SP Arte no ano de 2017 garantiu sua estabilidade como Festival, ampliando se para a cidade de São Paulo, além do parque Ibirapuera, e em 2018 continuando sua expansão, além de intensificar sua programação com performances, área dedicada a designers independentes, galerias nacionais e internacionais participando pela primeira vez, o evento trouxe novas experiencias para os visitantes.

A SP Arte trouxe novamente as maiores galerias de arte do mundo, entre elas estão White Cube (Londres),  David Zwirner e Marian Goodman (Nova York),  Neugerriemschneider (Berlim),  Fragment (Moscou), Kurimanzutto (Cidade do México) e Cayón (Madri). Dentre as galerias nacionais tradicionais, tivemos Fortes D’Aloia & GabrielLuisa Strina e MillanVermelhoDan, Bergamin & GomideCasa Triângulo, e entre as novas galerias participantes o evento contou com Base e MapaVerveAdelina Gaby Indio da Costa.

Como grande novidade nesta edição, a SP Arte ofereceu espaço para expositores de Design independentes. Foram cerca de 33 grandes nomes do design, que dividiram espaço com diversos expositores do design autoral brasileiro, no terceiro pavimento do edifício. Além do espaço dedicado a exposição de design independentes, o evento inaugurou um espaço dedicado à performance, uma das expressões artísticas que vem ganhando mais destaque e atenção no Brasil. Paula Garcia foi a responsável por desenvolver um projeto no segundo piso do Pavilhão, ela que é artista, curadora independente e colaboradora do Marina Abramovic Institute, trouxe uma oportunidade de imersão para os visitantes, um experiência de fazer parte do processo artístico.

Debates e palestras gratuitos também fizeram parte da programação da SP Arte 2018, o Talks discute as tendencias, movimentos, influências da arte contemporânea, contando com a opinião de artistas, colecionadores e especialistas. Nesta edição, os encontros foram mediados pela jornalista Adriana Couto e entre os convidados, tivemos Aaron Cezar, Giselle Beiguelman e Betty Duker.

Fotos by Victoria Ordonez

 

 

Sua opinião é muito importante

%d blogueiros gostam disto: