London Mastaba by Christo - Revista By

London Mastaba by Christo

O mais recente trabalho do artista Christo pesa cerca de 650 toneladas e flutua pacificamente no Lago Serpentine, em Londres.

Intitulado “London Mastaba”, a mais nova criação de Christo está flutuando no meio do lago em Hyde Park, a instalação ficará até 23 de setembro desse ano. Essa é sua primeira grande obra ao ar livre no Reino Unido e é sem dúvidas monumental e imponente. A obra consiste em uma pirâmide trapezoidal de 7.506 barris pintados e empilhados horizontalmente, tem 66 pés de altura, sendo tão alta quanto a Esfinge no Egito – e pesa cerca de 650 toneladas. Mastaba é o nome de uma estrutura de teto plano com lados inclinados que se originaram há cerca de 6 mil anos na Mesopotâmia, a palavra “mastaba” significa “banco” em árabe, e é um teste para uma mastaba de oito vezes maior que o artista pretende colocar no deserto em Abu Dhabi.

Christo teve que financiar o projeto, a um custo de 3 milhões de libras (faz isso para todos os seus projetos, através de vendas de suas obras de arte.) Ele também teve que garantir as autorizações das autoridades locais e do órgão que administra o Hyde Park, o que levou cerca de um ano e teve dois meses e meio para fazer tudo. O artista ama estar no processo de montagem, junto com a sua equipe e considera incrivelmente revigorante poder acompanhar a instalação de novos projetos. Os materiais para a escultura tiveram que ser transportados para o parque por mais de 70 caminhões sob a supervisão do sobrinho de Christo, Vladimir Yavachev,  que é responsável por todos os projetos públicos ao ar livre do artista. 

“O London Mastaba” repousa sobre uma plataforma flutuante que está ancorada no leito do lago e, é coberto com uma armação de andaimes de aço que os barris estão ligados. O Mastaba faz parte do programa de verão das Galerias Serpentinas, e faz parte de uma exposição de esculturas, desenhos e colagens com foco no trabalho do artista búlgaro com barris e com a forma mastaba.

 

Fotos by David Azia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *