Via Verde e seus pilares sustentáveis - Revista By

Via Verde e seus pilares sustentáveis

Via Verde é um projeto que visa melhorar a Cidade do México, e vem transformando os pilares dos viadutos que cruzam o centro urbano em jardins verticais.

Os efeitos causados pela ação humana podem até ser considerados devastadores e muitas vezes difíceis de contornar, mas é possível aliar a força da natureza com tecnologias que podem transformar esse cenário em algo bem melhor. O projeto Via Verde propões melhorar a qualidade do ar da capital mexicana, dando um novo uso aos pilares dos viadutos. Muito além de dar uma cara mais sustentável a cidade, a tecnologia aplicada nesse projeto impacta, a longo prazo, profundamente a vida da população mexicana. Os jardins absorvem CO2, calor e até mesmo a poluição sonora, característica muito comum em cidades grandes como essa, e segundo estudor, foi comprovado que tais iniciativas reduzem o stress e a ansiedade dos moradores.

O projeto é completamente sustentável, as estruturas são feitas de material reciclado, o sistema de irrigação é autossuficientes e de água coletada das chuvas. A seleção de plantas utilizadas no projeto prioriza especialmente espécies que promovem benefícios urbanos, como necessidade reduzida de água, alta resistência e adaptação ao meio. O objetivo é trazer cerca de 2,2 milhões de plantas para a Cidade do México. Já a mão de obra para a realização do projeto vem sendo feita a partir de um programa de reabilitação social e trabalho para presidiários locais. O que hoje é uma selva de concreto cinza pouco a pouco vai se transformando em um mar verde, trazendo benefícios para a cidade e para a população. O que você achou dessa iniciativa?

 

Fotos by Via Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *