Ballet Mécanique by Manuel Herz - Revista By

Ballet Mécanique by Manuel Herz

Ballet Mécanique é um interessante projeto do arquiteto suíço Manuel Herz que traz para a arquitetura, o movimento da dança.

Localizada em Zurique, a residência nomeada Ballet Mécanique chama atenção por sua intrigante coreografia arquitetônica. O arquiteto Manuel Herz trabalhou uma impressionante fachada com persianas dobráveis, que possuem forma triangular e arredondada. As persianas são dinâmicas, pois podem abrir e fechar adaptando se de forma inteligente e eficiente às estações do ano e, também às necessidades dos usuários. A parte externa das persianas tem cor uniforme e perolada, quando completamente fechadas, a residência apresenta um tom monocromático. O interior das persianas é colorido com laranja, vermelho e azul, a abertura das persianas permite que a edificação torne se colorida, contrastando com o verde da vegetação do entorno.

Por meio de um mecanismo hidráulico, foram instalados quatro tipos de elementos na fachada: um elemento móvel com uma grade que pode se desdobrar, tornando se uma sacada; um componente móvel sem corrimão que atua como um elemento de sombreamento; um elemento estático que fornece varandas; e seções de paredes fechadas estáticas que replicam a mesma forma que os outros elementos. A obras foi encomendada por Katrin Bechtler, uma herdeira têxtil reclusa que apenas se comunica com o mundo exterior por fax. Mesmo hoje, em 2018, seu site não exibe número de telefone para contato, apenas de fax.

Confira o vídeo da incrível casa dançante:

 

Imagens by Manuel Herz Architects

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *