Expo 1806 by Usina 14 - Revista By

Expo 1806 by Usina 14

Expo 1806, Multiplicidade de ações e atividades descentralizadas e itinerantes fazem parte da programação que acontecerá em várias regiões da cidade.

O Usina 14, um coletivo de artistas de São José dos Campos, realiza a Expo 1806, de 25 de outubro a 9 de dezembro de 2018, com o objetivo de difundir e promover a produção artística, além de refletir sobre a importância do papel da arte para o individuo e a sociedade. Com o tema “A Arte como necessidade básica do ser humano”, a programação da Expo 1806, além de duas exposições monitoradas de pinturas, esculturas e fotografias, no Parque Vicentina Aranha e Senac, oferece ao público, diversas linguagens artísticas, como performances, happenings, Vídeo Arte, Curtas, instalações e Vídeo Mapping, e atividades formativas de oficinas e Vídeo Conferência presencial e online. Todas as atividades da Expo 1806 são gratuitas e abertas ao público.

A Expo 1806 será a primeira exposição realizada pelo coletivo Usina 14 por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), lei de fomento a cultura de São José dos Campos. Cerca de 50 artistas de São José, Brasil e Exterior participam do evento.

Conferência – A programação da Expo 1806 tem início no dia 25 de outubro, às 19h, no Museu Municipal, com a Vídeo Conferência presencial e online, com o tema “A Arte como necessidade básica do ser humano”. A mesa da conferência será composta pelas artistas plásticas e pesquisadoras Ana da Cunha, Ana Maria Bomfin Pitiu, Ângela Barbour, Raquel Fayad e Walkiria Pompermayer.

Nos dias 25 e 26 de outubro, às 21h, serão realizadas, pela primeira vez em São José dos Campos, projeções de Vídeo Mapping na fachada do Museu Municipal, apresentando a trajetória das artes plásticas no município, considerada uma das mais importantes do Brasil. Além disso, também estão programados performances e happenings.

A abertura das exposições acontece no dia 30 de outubro, no Senac, na Vila Industrial, e no dia 01 de novembro, no Parque Vicentina Aranha, na Vila Adyanna. Durante o período das exposições, ocorrerão oficinas de pintura, argila, caligrafia artística e desenho, além de exibições de Vídeo Arte e Curtas e atividades artísticas no Cine Teatro Santana, Centro da Juventude e Biblioteca Solidária em São Francisco Xavier.

 

Usina 14 – O coletivo, formado em 2014 por gestores, curadores, articuladores, produtores, designers, pensadores e, acima de tudo, artistas de São José dos Campos, nasceu da necessidade de unir as várias linguagens artísticas, descentralizar as suas atividades e refletir sobre a necessidade da arte. Já foram realizadas várias exposições para concretizar o encontro da diversidade e pluralidade na produção artística e que reuniram mais de 110 mil espectadores.

Artistas que integram o Usina 14 na Expo 1806: Ana Maria Bomfin Pitiu, Ângela Barbour, Carlos Adissi, Cauê Rodrigues, Célia Barros, Danilo Ferrara, Denize Quinsler Flávio Zabotto, João Manccini, Lindsay Ribeiro, Lou Spineli, Lucas Baungratz Gonçalves, Marcela Puppio, Raquel Fayad, e Walkiria Pompermayer.

 

Confira a programação completa no site da Usina 14.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *