Tapetes Marinhos by Vanessa Barragão

Tapetes de Vanessa Barragão reproduzem elementos do fundo do mar, além de trazerem uma importante reflexão sobre preservação dos oceanos.

Recuperando técnicas tradicionais de tapeçaria manual, a artista portuguesa Vanessa Barragão também propõe uma crítica em relação a poluição dos mares e traz a reflexão para a necessidade de preservação. Ela cria incríveis tapetes inspirados no fundo do mar, as peças são como se fossem reproduções dos mais belos cenários subaquáticos e produzidos de maneira artesanal e 100% sustentáveis. Os tapetes retratam corais, algas e diversos outros elementos da vida marinha, todos em constante ameaça. A confecção dos trabalhos se dá a partir de algumas técnicas tradicionais, como macramê, feltragem, crochê, tecelagem e tricô, técnicas das quais é raro de se encontrar atualmente devido a industrialização.

Vanessa nasceu na cidade de Albufeira, região do litoral do país, o mar sempre foi paisagem predominante de sua vida. Após estudar moda e ter contato com a indústria têxtil, a artista viu de perto os efeitos causados pelo consumo de materiais da indústria da moda, isso teve como consequência sua preocupação com o meio ambiente de forma que o projeto dos tapetes responde essa questão de forma criativa, responsável e muito maravilhosa!

 

Fotos by Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *