Parque Urbano da Orla do Guaíba - Revista By

Parque Urbano da Orla do Guaíba

O Parque Urbano da Orla do Guaíba é um projeto da Jaime Lerner Arquitetos Associados que traz à cidade um novo uso a um precioso patrimônio natural.

O patrimônio natural trata se da Orla da Guaíba e a intervenção tem cerca de 56,7ha ao longo de uma extensão de 1,5km da margem do Lago da Guaíba em Porto Alegre. O projeto de regeneração urbana e, principalmente, ambiental afetará de forma positiva a qualidade de vida dos habitantes, gerando melhorias sociais, econômicas e ambientais, isso promove a conexão de pessoas com a cultura e a história do local, bem como a natureza e seus benefícios.

O parque urbano traz os elementos especiais para a valorização de seu entorno, com o turismo, a valorização imobiliária e a recuperação do ambiente natural. Esse projeto trata-se de uma integração entre elementos dos ambientes naturais e dos construídos, proporcionando momentos de lazer para as pessoas, pois com este novo espaço, equipado com bares, cafés, áreas para esporte, será possível aproveitar a paisagem e vivenciar uma nova experiência.

Um elemento importante de solução para este projeto é a luz, pois durante o dia, a luz solar e seus reflexos na Orla do Guaíba guiam o espetáculo e, quando anoitece, é projeto luminotécnico que toma a vez e cria no calçadão uma iluminação incrível! Vale destacar que o projeto paisagístico foi pensado especialmente em cima de aspectos ecológicos deste habitat ribeirinho e também tem a intenção de reintroduzir espécies nativas ao ambiente, trazendo a possibilidade de sua regeneração. A vegetação nativa remanescente permanece respeitada pelos elementos construídos. De modo geral, o projeto funciona não apenas como uma proposta de regeneração, mas como um ambiente aberto, vivo e permanente de educação ambiental.

 

Fotos by Arthur Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *