Ônibus da Bauhaus pelo mundo

O Ônibus da Bauhaus, projetado pelo arquiteto Van Bo Le-Mentzel,  iniciará um tour pelo mundo a fim de explorar o grande legado da escola.

Durante o ano de centenário da icônica escola de arquitetura e design, o ônibus irá circular pelas cidades de diversos países no mundo inteiro, resgatando a memória e destacando a importância do legado da Escola Bauhaus. O edifício móvel, de 15m² foi projetado pelo arquiteto Van Bo Le-Mentzel e faz parte do projeto SPINNING TRIANGLES da SAVVY Contemporary, com curadoria de Elsa Westreicher.

O projeto para o ônibus traz as mesmas paredes de vidro quadriculadas que envolvem o edifício original, internamente o espaço é dividido em duas áreas: uma para exposições e oficinas e outra para leitura, com diversos livros que narram a história da Bauhaus. A abertura do projeto acontece em Dessau e convidará os visitantes a pensar temas como espaço e propriedade e questionar o patrimônio da modernidade. Após essa fase, o projeto será acelerado através de um simpósioworkshops em Kinshasa, resultando no desenvolvimento de um novo conceito de escola.

SPINNING TRIANGLES é uma colaboração com a Tinyhouse University, a Hochschule Anhalt, o Goethe-Institut Kinshasa e a Para Site Hong Kong. O projeto é dirigido tem curadoria de Elsa Westreicher e Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, e é financiado pelo Bauhaus heute Fund da Fundação Cultural Federal Alemã.

 

Fotos by CC-BY SA Tinyhouse University

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *