Retrofit de sobrados contíguos by Cité Arquitetura - Revista By

Retrofit de sobrados contíguos by Cité Arquitetura

Um incrível retrofit de sobrados contíguos no centro do Rio pela Cité Arquitetura traz um novo significado para esse empreendimento comercial.

Localizado numa área central e nobre do Rio, o projeto dispõe de quatro lojas e sete salas comerciais, atendendo a demanda que tornou-se crescente no centro. Devido as questões de patrimônio histórico a concepção de tudo teve uma longa duração além de, ser necessário ter muito cuidado com a edificação tombada ao lado do local, a Matriz de Santa Rita. E para fazer parte do programa, o subsolo passou por um processo de arqueologia importante.

A estrutura metálica utilizada foi pensada como um redutor de esforços físicos bastante comuns em fachadas históricas. Ao separar a estrutura das fachadas, foi possível fazer a recuperação da última e ter maior liberdade no trato do interior da edificação, implementando-se halls de acesso às circulações verticais e espaços para salas comerciais e lojas, formadas por subsolo, térreo e mezanino que auxiliam a manter a ativação da rua. E o que é muito interessante é que a nova estrutura metálica permitiu a execução de um pavimento no subsolo e, também, a perda do caráter estrutural dos baldrames originais, sendo assim preservado o seu valor histórico através da manutenção in loco dos baldrames, que são estruturados por pilares metálicos, e do acondicionamento em invólucros no piso, de onde se abrem janelas.

Otimizando os espaços, resulto em um total de quatro pavimentos em contraposição aos dois originais. Para o pavimento superior, composto pelas sete salas comerciais, foi proposto o rebaixo da laje próximo às fachadas de modo a permitir o acesso das fenestras e sacadas históricas, garantindo o seu uso diante da reconversão da edificação. A concepção de uma claraboia, remete ao estilo da época dos sobrados e interage com o mezanino e os vãos da fachada, promovendo a circulação da luz natural.

 

Fotos by Fabio Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *