Jogo de sombras by Howeler e Yoon Architecture - Revista By

Jogo de sombras by Howeler e Yoon Architecture

O projeto Jogo de sombras de Howeler e Yoon Architecture transformou uma área de espaço público, melhorando a paisagem urbana do centro de Phoenix.

Para revitalizar uma área entre duas vias os arquitetos projetaram estruturas agrupadas que oferecem sombra, dando aos usuários um respiro do forte sol do deserto. A cobertura flutuante é formada por uma junção de módulos geométricos idênticos. Cada módulo desse é fabricado a partir de uma placa de aço para criar uma célula fina, mas que é estruturalmente rígida. Ao agregar as células individuais formam-se agrupamentos que se estendem entre suportes verticais para criar um dossel angular de células abertas, estes filtram a luz solar intensa, trazendo sombra e promovendo um micro-clima local na sombra. Além disso, a geometria do dossel maximiza a área de sombras, permitindo a brisa e o movimento do ar.

Os painéis fotovoltaicos são instalados na superfície superior do dossel, aproveitando a orientação ideal para as células de aço. A energia que é gerada pelos painéis é armazenada em baterias, permitindo que o dossel seja iluminado por dentro no período da noite. Como uma plataforma urbana para recuperar o espaço público subutilizado, traz um projeto que se fundamenta em criar um local coletivo no centro de Phoenix.

Fotos by Matt Winquist

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *