Escola Sustentável no Uruguai by Michael Reynolds

Essa escola 100% sustentável no Uruguai é projeto de Michael Reynolds. O projeto aplica o conceito de bioarquitetura de forma eficiente e coletiva.

A Bioarquitetura é um conceito que trabalha edificações da forma menos agressiva possível ao meio ambiente. Reutilizando materiais, poupando recursos naturais e propondo novas ideias. E foi assim que o projeto da primeira escola 100% sustentável no Uruguai tornou-se realidade, unindo a comunidade com a arquitetura, construção que levou apenas sete semanas para ser concluída.

Michael Reynolds, arquiteto criador do conceito Earthship, foi responsável pela construção de cerca de 270 m². O arquiteto, juntamente com os moradores da região e outros 200 voluntários, ergueram a escola. Do material utilizado, 60% é reciclado, dentre os materiais pneus, garrafas de vidro, papelão e latas de alumínio e 40% de materiais tradicionais.. Construída através do financiamento de uma ONG local, a escola foi inaugurada em março de 2016 e até hoje, todos os alunos são ensinados a levar uma vida sem desperdícios e transformar seus resíduos em compostagem, criando uma consciência focada na sustentabilidade.

Além da reutilização de materiais, foram instaladas placas de energia solar e moinhos de vento para gerar energia limpa, que atenda eficientemente todas as necessidades energéticas do prédio. Há também canaletas que coletam água da chuva, que passam por filtros e são reutilizadas nas hortas e nos banheiros.

 

Fotos by Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *