Museu de Arte das Dunas by OPEN Architecture - Revista By

Museu de Arte das Dunas by OPEN Architecture

Museu de Arte das Dunas fica escondido em uma praia deserta ao norte da China. Projeto da OPEN Architecture, o museu se funde com a paisagem.

Localizado na praia da Baía de Bohai, ao norte da China, o Museu de Arte das Dunas da UCCA parece que foi enterrado na areia. A paisagem das dunas é magnífica e delicada, levam-se séculos para criar esse visual onde o vento é o protagonista responsável por esculpir. E é assim, oculto entre a terra e o mar, que o Museu de Arte das Dunas torna-se surpreendente, simples e direto, propondo um retorno aos espaços primitivos e também atemporais.

Os espaços criados para esse projeto são fluidos e interconectados, trazendo galerias de diversos tamanhos além de um café. Logo após de atravessar um túnel extenso e escuro, a recepção aparece e abre-se, revelando uma grande caverna, a maior do museu. Muito interessante também, é a forma como os raios solares incidem pelas clarabóias na superfície das dunas, possibilitando iluminação natural para as galerias. Essas aberturas além de criar o design único do local, permitem que os visitantes possam observar a natureza e como ela participa do projeto como um todo.

Para construir as complexas geometrias das superfícies de concreto artesãos de Qinhuangdao auxiliaram na execução. Os arquitetos do escritório OPEN Architecture decidiram manter a textura irregular e imperfeita deixada pela cofragem, incorporando a personalidade do trabalho humano na narrativa dos espaços do museu.

As aberturas zenitais do edifício possuem diferentes orientações e tamanho, possibilitando a plena iluminação natural de todos os espaços do museu ao longo do ano todo. Como uma cobertura jardim, a areia das dunas minimiza a carga térmica nos dias mais quentes de verão, enquanto que um sistema de bomba de calor de alta eficiência e zero emissões de poluentes substitui o tradicional sistema de condicionamento de ar.

Fotos by Qingshan Wu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *