A pedra é a base de toda igreja

Quando se pensa em igrejas, vem à mente as construções clássicas, grandes, arquitetônicas e famosas. A Paroquia de Santo Agostinho, no bairro Urbanova, lembra bastante esse estilo, por seu tamanho, linhas, formas e vitrais, além da torre em forma de mitra, ornamento usado por bispos, arcebispos, cardeais ou mesmo o Papa.

A parte interna da obra é bem voltada para a modernidade, mas sem fugir das referências sacras. A arquiteta, Nevânia Alves, valorizou os detalhes para deixar o espaço aconchegante, sofisticado e respeitoso aos fies.

Ao entrar na igreja, a arquiteta fez o presbitério com mármores e granitos, um mobiliário com peças desenhadas especificamente para o espaço, ou seja, possui design autoral. Peças funcionais e que agregam beleza ao local.

Todos os acentos do altar são feitos de mármore, assim como a pia batismal na lateral, a mesa central e pedestal de leitura. Ainda no piso do altar, todo em granito, devido a sua durabilidade e fácil manutenção, foi escolhido o desenho de um peixe, que é um símbolo que foi adotado pelos cristãos nos primeiros séculos da igreja, para identificar outros cristãos.

A iluminação da igreja também foi pensada com referência as citações de “luz” nas passagens bíblicas, então, a parte de cima do altar usa a captação de luz natural, por meio de um telhado transparente. E sobre a iluminação geral da igreja, “houve um estudo para que a iluminação atendesse ao nível de iluminação exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e fosse aconchegante e o público se sentisse acolhido”, disse Nevânia.

O desenho do forro foi pensado com uma acústica diferente, agregando beleza ao espaço e houve uma preocupação desde o início em relação a acústica, segundo a arquiteta. “Em um ambiente como igreja, é esperado que o leigo escute com clareza o que o celebrante tem para transmitir, nos preocupamos bastante com isso”, comentou.

Arantes Marmoraria e Revestimentos
A Arantes Marmoraria é uma empresa que atua no mercado desde 1998, com o foco atual em obras corporativas e sempre com novas tendências em Mármore, Nanoglass e Granitos, e a melhor experiência de mercado, sobe o comando de Kleber Santos. Visando o mercado de decoração e arquitetura a Arantes possui um espaço de convivência para esses profissionais em sua marmoraria. Além disso participa e incentiva diversos projetos de criação e design.

A arquiteta
Nevânia Alves é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Paulista em 2008. Estagiou em diversos seguimentos da arquitetura, abrindo seus horizontes para que pudesse abrir seu escritório próprio em 2009. Formada também técnica em edificações e pós-graduada em Master em Arquitetura e Iluminação. Natural de São José dos Campos/SP, local de seu escritório e onde se concentra a maior parte de seus trabalhos. Atua principalmente no segmento residencial e tem se destacado no projeto de igrejas católicas. Tem trabalhos também no segmento comercial e corporativo. Sua sede por aprender e atender bem o cliente, são seu diferencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *