A Praça Central de Naberezhnye Chelny by DROM

Propondo uma nova visão para a principal praça pública de Naberezhnye Chelny, os arquitetos da DROM inovaram ao trazer a reflexão sobre o papel do espaço público na cidade.

Originalmente, a praça foi projetada ao redor de um eixo central que conectava o prédio da prefeitura com o museu de Lenin, entretanto como o museu nunca foi construído, o eixo perdeu sua funcionalidade. Subutilizada, a praça se separou da cidade e de seu uso público. Com o projeto, o escritório DROM transformou a praça novamente em um espaço público, de forma dinâmica e criativa.

O eixo central foi deslocado de forma estratégica para a borda da praça, ficando mais próximo do conjunto de árvores existentes, isso permitiu aos visitantes uma proteção contra as intempéries e além disso, uma conexão com o bairro. No local anterior do eixo central, o “tapete da cidade” tomou o lugar, funcionando como três praças: Praça Verde, onde é possível relaxar no belo gramado e apreciar o paisagismo sazonal promovido pelo departamento de paisagismo da cidade. A Praça Cultural tem uma fonte e um novo espelho d’água para os dias quentes, está também ligada à prefeitura e a uma sala de cinema. Já a Praça de Eventos é um espaço urbano pavimentado, utilizado para feiras semanais.

No encontro com o passeio, cada praça é constituída por um programa de conexões: um anfiteatro que também funciona como um café, uma plataforma de observação em espiral pintada na cor laranja Kamaz, que acrescenta mais uma dimensão vertical à área, e uma fonte circular que se transforma em uma pista de patinação de gelo durante o inverno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *