Oficinas Back Bay by Peter Braithwaite Studio

As Oficinas de Back Bay estão situadas em Terence Bay em Nova Scotia e sua principal função é proporcionar um espaço criativo para desenvolver e construir ideias. Estes espaços são utilizados para desenvolver maquetes de arquitetura do escritório de Peter Braithwaite que, junto com a sua equipe, criam as peças. O objetivo do projeto era de criar um local onde o fluxo de trabalho fosse dinâmico entre concepção de projeto, sua fabricação e a finalização.

Para causar a diminuição da pegada ecológica, as oficinas respeitam o local onde foram implantadas, justificando assim os edifícios próximos à rua de acesso. Isso restringe a movimentação de grandes veículos no local. A centralização das oficinas também tem como premissa diminuir o impacto do ruído das máquinas em todo o entorno, fortalecendo a relação respeitosa com a comunidade.

Neste projeto temos dois edifícios: o maior, que abriga os espaços de projeto, carpintaria e fabricação. O menor, que tem como função a parte de finalizações e de depósito. Vale observar a relação espacial entre esses dois prédios e o pátio aberto, criando um espaço interconectado onde vários projetos acabam passando. Esse espaço intermediário multiuso é utilizado durante o verão como um local para carga e descarga e como local de trabalho.

Buscando a simplicidade e a admiração por trabalhos manuais, esse projeto evidencia a dedicação dos arquitetos em honrar as formas vernaculares e os materiais locais, além disso, as Oficinas foram construídas pela própria equipe do escritório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *