Planeta Azul by 3XN

O maior e mais importante aquário da europa, o Planeta Azul fica localizado na orla de Øresund em Copenhagen e foi eleito o melhor projeto da Dinamarca em 2012 na conferência de turismo “A New Way to Grow”.

Aberto ao público em 1939 pelo Engenheiro civil Knud Højgaard, o aquário sofreu com o fechamento das fronteiras advindos dos conflitos da Segunda Guerra Mundial, sendo assim difícil conseguir animais exóticos. Entretanto, por meio de muito esforço, o aquário permaneceu aberto e ativo, exibindo animais dinamarqueses e peixes de cultivo. Após a guerra, o aquário estava em mau estado, e Knud Højgaard iniciou os processos de reforma que, ampliou e modernizou o edifício.

Por cerca de 73 anos, o prédio original foi local de laze e educação para todas as idades, diversas pessoas aprenderam e se divertiram muito no aquário. Mas, nos últimos anos, o Planeta Azul estava sofrendo com a demanda de expansão de tecnologias, sendo que nos anos 90, Jesper Horsted, curador do aquário, trouxe as primeiras ideias de como um aquário totalmente novo e moderno deveria ser projetado, por meio dessa análise foi decidido mudar o aquário para uma nova localização, uma vez que o antigo prédio não consegueria comportar uma nova expansão para melhor proporcionar experiências aos visitantes.

Visitando dezenas de aquários pelo mundo todo e agregando suas ideias e desejos para o novo projeto, Jesper Horsted formulou seus pedidos para a criação do Novo Aquário Dinamarquês. Princípios aos quais se tornaram os fundamentos para o Concurso Internacional para o Planeta Azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *