Extensão de Casa do Século XVII by Nicolas Gianni Architecte

Considerada Patrimônio tradicional de Córsega, na França, a propriedade encanta pela beleza e simplicidade, onde no topo de uma rocha no fundo do terreno, uma pequena casa de pedra protagoniza todo o cenário natural e histórico.

Para o arquiteto Nicolas Gianni e sua equipe, o desafio foi em criar uma extensão dessa essência de herança cultural e histórica sem alterar o prédio existente. Desafio esse que foi resolvido de forma muito leve e delicada: foi feita uma ponte de vidro nos fundos da casa. Quanto ao terreno, nada foi alterado, entretanto apenas pode-se ver a intervenção quando vista de frente à entrada da residência, uma forma sutil de manter a casa de pedras dominante ao todo.

De modo invisível, o novo elemento transita com seus limites e dialoga com a paisagem e o prédio existente, mudando somente com o passar das estações do ano. O projeto fez com que a equipe pensasse de forma consciente quanto à natureza e ao patrimônio é algo que deve-se vencer para seguir adiante com uma ideia eficaz, leve e lúcida. Hoje podemos ver refletida a casa de pedra no vidro da ponte, quase que como quisesse lembrar-nos do dever de memória.

Fotos by Tomas Photography

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *