Casa CML by Arturo Chadwick + Ricardo Torrejón

O projeto da Casa CML localiza-se em Hacienda Los Aromos, no Chile, onde seu terreno de 5.000 metros quadrados reserva um belo modelo de quatro “asas”, projetado de forma eficiente e eficaz, atendendo todas as necessidades.

A casa será usada para finais de semana e vai além de sua principal função, pois interage com paisagem como um objeto. O volume foi construído sobre uma planta plana na parte superior de um suave declive, assim o pé direito interno de 3,40 metros e, uma vez que o declive aumenta, a fundação fica menor. Isso se dá devido à intenção dos arquitetos em que a residência receba uma alta exposição solar, mas que se proteja dos fortes ventos à tarde.

O telhado e a estrutura principal foram feitos de madeira de pinho, com auxílio de reforços de aço. Todos os pisos instalados são de concreto branco polido e os revestimentos das paredes internas acompanham o material da estrutura, a madeira de pinho. Quantos as áreas íntimas, sociais e de serviços, temos o dormitório das crianças que pode ser usado como espaço comum, transformando de acordo com a necessidade. A cozinha integra-se com o depósito, área de serviço e a despensa.

A característica eficaz da casa foi sem dúvidas a utilização racional dos materiais, sem necessariamente usar materiais mais caros e sim, buscar uma paleta reduzida e mais natural.

Fotos by Felipe Fontecilla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *