Intervenção Castelo de Cala by Republica DM

O castelo de Cala é uma das fortificações medievais da região da Serra de Huelva, na Espanha. O conjunto histórico estava no estágio inicial de ruína e por meio da intervenção pode-se recuperar e reparar o patrimônio.

Mesmo sendo o estado geral do castelo, a ruína, muitas questões a respeito de determinados aspectos construtivos foram levantadas. Os dados existentes levaram à sua restauração integral, que trouxe fundamentalmente a reparação dos danos e a valorização do conjunto monumental com a recuperação volumétrica em grande escala, assim como o resgate dos níveis de uso documentados.

É importante destacar que, mesmo que a premissa seja de recuperar as linhas gerais do conjunto, se tratava de um elemento patrimonial inserido em uma paisagem que, portanto, deve ser tratado e pensado a partir de critérios de intervenção nela.

Dentre as ações realizadas, temos: tratamento para eliminar material estranho nas paredes e cobertura, consolidação de paredes muradas com perdas e degradações, recuperação dos níveis de uso, e escavação em área aberta do interior do recinto, definindo o nível original fixado nas últimas intervenções arqueológicas.

Fotos by Jesús Granada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *