Edifício Stealth by WORKac

O projeto apresenta uma completa reforma, além de uma nova construção, de um belo edifício com fachadas de ferro fundido de Nova Iorque.

Foi necessário misturar a arquitetura contemporânea com a preservação histórica, e por este motivo os arquitetos criaram uma proposta que respeitasse às requisições da Comissão de Monumentos da Cidade de Nova Iorque, que pedia que qualquer ação na cobertura fosse invisível.

Devido à localização do edifício, intervir em sua cobertura sem ser visível, foi uma tarefa desafiadora. Os arquitetos tiveram que traçar um cone de visão a partir do ponto mais distante de onde o edifício é visível, sendo assim o escritório de arquitetura WORKac utilizou três projeções na cobertura para demarcar a maior parte do suposto anexo e, com o resultado criado pela demarcação entre o edifício histórico Carey ao lado, a frente circular e um anteparo inutilizado de um elevador, foi possível determinar uma área considerável para a adição de uma nova cobertura.

A cobertura abriga os dormitórios e uma sala de convivência no quinto andar, além de novos espaços de entretenimento e jantar no novo telhado, localizado no sexto andar. Os interiores trazem elementos inspirados na natureza misturados com ideias relacionadas à vida urbana.

A fachada, datada de 1857, foi inteiramente restaurada e a nova cor aplicada, escolhida pelos arquitetos, refere-se à história do edifício, pois com o tom mais escuro foi possível destacar-se entre seus vizinhos de cor mais clara. Os belos e trabalhados pilares e seus capitéis receberam um novo padrão digital pelo artista Michale Hansmeyer, onde o resultado permitiu que os elementos florais “aumentassem” segundo uma relação fractal, gerando um novo desenho de acordo com as antigas proporções, mas de forma nova.

Fotos by Bruce Damonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *