Green Heart | Marina One Singapore by Ingenhoven Architects

Com os enormes desafios enfrentados pelo aumento populacional e mudanças climáticas, especialmente em regiões tropicais, o complexo de edifícios Marina One traz uma contribuição inovadora ao discurso sobre as megacidades.

O complexo de edifícios de alta densidade com sua mistura de usos se estende por mais de 400.000 m² e, com seu grupo de quatro prédios altos, define o “Green Heart” ou “Coração Verde” – um espaço público que se estende por vários andares. Este oásis verde tridimensional reflete a diversidade da flora tropical e, o elemento central da exposição é uma espetacular escultura espacial de cinco metros de altura que dá vida à forma única dos edifícios “Marina One”.

O “Marina One” compreende quatro prédios altos que acomodam funções de escritórios, residências e varejo e foram classificados sob os esquemas Green Mark Platinum e LEED Platinum. Cada uma das duas torres de escritórios tem uma área útil de 175.000 m²; as duas torres residenciais fornecem 1.042 apartamentos urbanos e coberturas para cerca de 3.000 residentes.

Inspirado por terraços de arrozais asiáticos, o centro verde formado pelas quatro torres – com seus jardins tridimensionais de vários andares – reflete a diversidade da flora tropical e cria um novo habitat. O Projeto é do escritório Ingenhoven Architects em parceria com os arquitetos paisagistas do escritório Gustafson Porter + Arqueiro, juntos desenharam uma forma orgânica para o complexo de edifícios com as suas icônicas persianas e generosa plantação, contribuindo para melhorar o microclima e aumentar a biodiversidade.

Diversos serviços são oferecidos como: restaurantes e cafés, áreas de varejo, academias, piscina, mercado, praça de alimentação e áreas de eventos. Nos diferentes terraços abertos não só fornecem produtos e serviços aos residentes, funcionários de escritório e visitantes, mas também criam um local de interação social. O design compacto e eficiente do layout é complementado por sistemas de ventilação que economizam energia, dispositivos externos de proteção solar altamente eficazes e vidros que reduzem a radiação solar no edifício. Os usuários também contam com conexões diretas a quatro linhas de transporte rápido de Cingapura, paradas de ônibus, estacionamento de bicicletas e estações de recarga de carros elétricos garantem que as emissões de escapamento causadas pelo transporte privado sejam reduzidas significativamente.

Fotos by HG Esch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *