Júpiter e sua incrível atmosfera
Desde a primeira aterrissagem em Júpiter em 2016, a sonda espacial Juno, da NASA, forneceu uma riqueza de informações sobre o maior planeta de nosso sistema solar. Com as atuais fotos de alta qualidade podemos ver bem de perto os detalhes da atmosfera do planeta, encontrando até uma semelhança com a arte de um famoso pintor holandês, Van Gogh.
Nas imagens, vemos duas linhas que se sobressaem, cortando Júpiter de cima para baixo. Afim de descobrir o significado destas linhas, os pesquisadores notaram tais listras desde o primeiro voo de Juno em 2016. A NASA as descreve como partículas de neblina que flutuam sob nuvens subjacentes. Nesta fotografia em especial, as linhas são flanqueadas por dois jatos na atmosfera de Júpiter.
Esta fotografia é uma das muitas imagens processadas a partir de dados RAW pela Juno. A NASA publica regularmente tais fotos e permite que o público as processe e publique de volta na NASA. O cientista cidadão Gerald Eichstädt, que trabalhou nesta imagem, contribui regularmente e seu excelente trabalho ajuda a transformar as imagens RAW em trabalhos visualmente agradáveis para o público.
Fotos by Divulgação