Metrô de Fortaleza – Ramal Parangaba-Mucuripe by Fernandes Arquitetos Associados

Projeto de Fernandes Arquitetos Associados para o Metrô de Fortaleza, as nove estações da Linha Parangaba–Mucuripe, que tem seu traçado em superfície, contempla três tipologias.

A Estação Parangaba, que possui ligação com a Linha Sul, é uma estação elevada e seus elementos arquitetônicos são diferentes da estação atual (em concreto e com as plataformas de embarque nas laterais), no caso é moderna, e traz materiais que possibilitam transparência e sensação de leveza. A cobertura e o seu envoltório são formados por Pórticos metálicos que envolvem todo o projeto e a cobertura, servem também de suporte e sustentam um sistema de brise-soleils metálicos, que filtram a entrada de luz no local.

Já a estação Papicu, uma estação de superfície, recebeu uma passarela com acesso através de um mezanino, pelo fato de estar em ligação com o Terminal de Ônibus de Papicu e também em conexão com a futura estação Leste. As demais estações, são de superfície, e com o objetivo de obter uma redução nos custos de implantação e amenizar a problemática da desapropriação, o acesso é direto em nível. Todas as estações propostas pelos arquitetos, destacam-se pelo fato de favorecer o aproveitamento da luminosidade natural da cidade e contar com materiais que amenizam os impactos das altas temperaturas locais.

Fotos by Pedro Mascaro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *