Parque “Victoria on the River” by Edwards White Architects

De forma a pensar o desenho urbano de Hamilton de uma nova perspectiva, o parque Victoria on the River conecta o Rio Waikato à paisagem da cidade.

Projeto do escritório Edwards White Architects, o time de arquitetos criou uma interessante conexão física e visual com o importante recurso natural da cidade. O parque possui duas funções: Primeiramente como equipamento urbano que interliga os diferentes níveis de passeio superior, do caminho fluvial inferior e também a rua principal. E funciona também como um espaço de interação dos usuários, permitindo a eles uma oportunidade de relaxar e descontrair.

O parque atrai a comunidade da Rua Victoria acima e percorre um desnível de 28 metros para se conectar com o passeio do rio na parte inferior. Os degraus do anfiteatro foram calculados para garantir uma inclinação inferior a 1:20, sendo assim extinta a necessidade de corrimãos.

Para alguns é um espaço para brincadeiras, para contemplar, um lugar para buscar reclusão ou então para estar em comunidade. Para outros usuários, é um meio de acesso ou até mesmo um lugar para se exercitar. Várias opções de serviços e lazer, como um novo mercado, aulas de yoga, concertos, skate, encontros de amigos, tudo isto ocupa este espaço. Sentar-se no parque e reparar na reação dos jovens e idosos quando o descobrem pela primeira vez, é uma verdadeira alegria.

Fotos by Simon Wilson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *