A arte na decoração e a Florense, por Carlos Bigarella

Como a arte na decoração valoriza projetos? Arquiteto e Urbanista, o diretor da loja Florense, de São José dos Campos, traz uma nova proposta para o mercado. Vamos conhecer mais nessa entrevista cedida à Revista BY (edição 71):

 – Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional.

Me formei em Arquitetura e Urbanismo há 12 anos e trabalho com a Florense há 11 anos. Comecei atuando na área técnica da franquia de Caxias do Sul e, 1 ano depois, fui para a fábrica, onde trabalhei no marketing e posteriormente no departamento comercial. Minha atuação era nas franquias e, nesse período, visitei quase todas as 60 lojas que a Florense possui no Brasil. Em 2013
surgiu a oportunidade de adquirir a franquia de São José dos Campos e acabei me fixando aqui. Reinauguramos em 2015, mostrando o novo conceito e produtos da Florense para a região.

 – Como você vê as tendências do setor?

Vejo que, cada vez mais, teremos muita
tecnologia empregada no mobiliário, tanto na produção como na parte de automação e ferragens. Portas e gavetas que abrem e fecham com um simples toque e que podem fechar automaticamente após um tempo pré-programado ou, até mesmo, por controle remoto, já temos estes produtos disponíveis na Florense. Claro que estas novidades agregam um alto valor ao mobiliário, mas com a evolução e aumento da produção tende a baixar. Essa tecnologia tambem é aplicada nos acabamentos e processos produtivos. Frequentemente surgem novas máquinas e matérias primas que melhoram e diversificam ainda mais os acabamentos e qualidade dos produtos, aumentando a durabilidade e beleza.

 – Qual a importância dos arquitetos para a Florense? Qual a influência da arquitetura nas coleções?

Trabalhamos em parceria com os arquitetos. Geralmente nossos clientes vem à loja com seu arquiteto e projetos pré-definidos. No showroom eles escolhem os produtos,
acessórios e acabamentos de sua preferência e nós adequamos ao projeto existente.
O papel do arquiteto é fazer com que o cliente fique satisfeito com o resultado final e tenha uma residência com a sua identidade, mantendo o conceito criado para o projeto.

“Nosso diferencial é o que chamamos
de DNA Florense. Uma empresa
100% brasileira, com 63 anos de história,
que está sempre na vanguarda”

 

 – A Florense é uma loja bem diversificada, fale um pouco sobre isso.

A arquitetura possui diversas áreas de atuação, todas elas ligadas entre si. Conosco não é diferente. Tudo nos influencia, desde conceitos, linhas, padrões, cores, tendências tecnológicas e culturais, até moda, arte
e design nos inspiram em novas coleções
e móveis exclusivos. Todo ano temos lançamentos de produtos, e não só peças de cozinha e armários. A Florense possui uma coleção de móveis complementares, inclusive algumas peças de design assinado, mesas,
cadeiras, sofás, poltronas, aparadores, além da linha corporativa. É a única empresa que
oferece uma solução integral aos seus clientes.

 – Como você vê a arte em relação à
decoração e aos produtos Florense?

A arte é o que vai dar vida ao ambiente. Nossos projetos são altamente personalizados e sofisticados. Objetos de arte na decoração vão diferenciar ainda mais o projeto tornando-o único e especial, assim como nossos  clientes. Olhe o showroom da loja, escultura de bronze francesa, busto de mármore, peças de antiquários, luminárias super modernas de design assinado: o clássico e o moderno ocupando o mesmo espaço é o que faz a diferença e encanta nossos clientes.

 – Como a arte te inspira?

Cada obra de arte é como nós, únicos. E
sendo única, cada obra tem a sua história, seja a do artista, o momento de inspiração, a técnica utilizada, ou seja, o sentimento é eternizado. Ao contemplar um quadro, uma escultura, tento imaginar o que levou a pessoa a fazer aquilo, o que estava querendo dizer, o que estava vivenciando no momento. E o que mais me fascina é o fato de que o
artista vai continuar vivendo na sua obra por séculos. Na arquitetura também temos esse legado, as grandes obras ficam para as próximas gerações.

 – Percebemos que a Florense traz para o mercado de alto padrão tendências estéticas e conceituais mundiais. qual sua visão sobre esse posicionamento da marca?

Atualmente a Florense concorre com as melhores marcas mundias de móveis italianas e alemãs que, assim como nós, estão em algumas das principais cidades do mundo. A Florense possui 12 lojas no exterior, em cidades como Nova York, Chicago, Miami, Auckland, Cidade do Panamá, entre outras, e lá fora concorremos de igual pra igual com as grandes marcas européias que são referência  mundial em mobiliário. Por isso, nosso posicionamento é internacional, mas adequando sempre ao local de atuação de cada loja.

 – Quais os principais diferenciais da Florense?

Tudo o que falamos até agora: a qualidade, durabilidade e
garantia do produto, o acabamento perfeito, a solução integral, os serviços oferecidos, o atendimento diferenciado, o respeito ao cliente, enfim, nosso diferencial é o que chamamos de DNA Florense. Uma empresa 100% brasileira, com 63 anos de história, que está sempre na vanguarda, nunca para de investir e desenvolver produtos, colocando o que há de melhor e mais moderno a disposição de nossos parceiros e clientes.

 – Para finalizar, o que você tem a
dizer ao mercado sobre o futuro?

Apesar do momento difícil que estamos vivendo na política e na economia, quem conseguir se manter no mercado colherá os frutos. Isso vale para todos os segmentos do mercado, independente do nicho em que atua. É tempo de ajustar e otimizar processos reduzindo custos, fazer a lição de casa e não deixar de investir no que é vital para o seu negócio. Quando passar esse momento estaremos mais preparados do que nunca.

Mais informações:

Florense São José dos Campos

Av. Madre Paula de São José, 476 – Jd. Apollo – São José dos Campos/SP
Tel: (12) 3911-9845
Email: florense@florensesjc.com.br
Site: www.florense.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *