Casa Stacking Green by VTN Architects

Umas das mais importantes cidades do Vietnã, Saigon é um grande centro econômico e possui a maior densidade populacional do mundo. Em meio a caótica metrópole, o verde destaca se de forma sutil e imponente, traçando pontos pela cidade. É comum encontrar vasos de flores e plantas pendurados e espalhados pelas ruas.

Projetada para uma família de três pessoas, a Stacking Green é uma típica casa moderna e minimalista, construída em um terreno de 4m de largura e 20m de comprimento, suas fachadas frontal e posterior são inteiramente cobertas por camadas de jardineiras de concreto em balanço. A distância entre as jardineiras e suas alturas são determinadas de acordo com a altura das plantas, que geralmente variam de 25cm a 40 cm de comprimento. E é por meio de um sistema de irrigação automático que as plantas são regadas, o que facilita também a manutenção dos jardins suspensos.

A fachada verde e o jardim na cobertura amenizam a incidência da luz solar direta aos ambientes, ruídos sonoros do entorno e da poluição. Além destes motivos, as fachadas proporcionam uma ventilação natural, afetando positivamente a economia de energia da residência, de manhã à tarde a luz solar entra pelas folhas de ambos os lados das fachadas, criando também belos efeitos de sombras nas paredes de granito, feitas por pedras de 2cm empilhadas.

O escritório VTN Architects quer trazer uma nova perspectiva a caótica Saigon, inspirando as pessoas a redefinirem e aumentarem a vegetação e o paisagismo, como o caráter de expansão dessa cidade. A“Stacking Green” é apenas uma pequena casa, mas é gerada a partir do contexto de Saigon.

Fotos by © Hiroyuki Oki

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *