Equador Pavilhão Milan Expo 2015 by Zorrozua y Asociados

Na Expo Milão de 2015 o escritório Zorrozua y Asociados foi responsável por um dos projetos mais interessantes e inovadores da exposição. Com um histórico em diferentes setores, incluindo arquitetura, museografia e design de interiores, os arquitetos trouxeram um projeto com grande impacto visual.

Com uma fachada gráfica inspirada nos tecidos multicoloridos da região de Otavalo, no Equador, foi desenhada pelos arquitetos para garantir um grande impacto e visibilidade, além de fazer referências ao meio ambiente e patrimônio cultural do país.

O inovador sistema de painéis KriskaDECOR usando cortinas de alumínio anodizado onde os tecidos retratados se transformam em várias cadeias de cores, ou seja, a fachada reflete a gama de cores e variedade característica de um país com biodiversidade como o Equador.

O visitante é cativado pelo grande impacto visual da fachada, que consegue enquadrar a construção com um destaque forte e cromático. O efeito do sol e do vento potencializam a sensação de movimento devido aos materiais utilizados na fachada, refletindo a identidade de um país em constante inovação, como afirma a declaração do pavilhão, “Equador Descubra Nossa Evolução”.

O edifício tem cerca de 1000 m2 dividido em três pisos. O térreo foi concebido como um espaço livre e aberto que apresenta aos visitantes o seu conceito de “viver bem” e também mostra a variedade da sua produção agro-alimentar e a também sua rica biodiversidade através de áreas de actividade, zonas de exposição, culinária e apresentações.

Já o primeiro andar, possui uma área expositiva com uma experiência audiovisual para o visitante descobrir a biodiversidade alimentar e agrícola do país.

A museografia divide-se em duas áreas temáticas distintas: A primeira abrange quatro regiões: Costa, Andes, Galápagos e Amazonas, onde acontecem grandes projeções audiovisuais acompanhadas de hologramas 3D e um sistema scratch and sniff mostrando os produtos típicos e os principais ativos agroalimentares dessas regiões. A segunda área é um espaço audiovisual onde o visitante conhecerá o objetivo que o Equador quer transmitir, ou seja, seu potencial como produtor e processador de alimentos de primeira qualidade, como parceiro no mercado internacional, além de ser um país com grande biodiversidade e riqueza agroalimentar, cujo principal compromisso é a agricultura evolutiva e sustentável.

Fotos by Marcela Grassi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *