Las Pozas pelas lentes de Matthew O’Neil

Ao caminhar entre as estruturas espalhadas pela floresta de La Huasteca, temos a sensação de que entramos numa pintura de Escher; um mundo de objetos impossíveis que iludem e confundem a mente, mas refletem entre suas características, influências de artistas surrealistas como Andre Bréton e Yves Tanguy.

Las Pozas (as piscinas), é um labirinto de esculturas, edifícios e trilhas entrelaçadas por riachos e cachoeiras, espalhadas por 8 hectares de floresta tropical. Trata-se da criação de Edward James, um poeta filantropo conhecido por seu patrocínio à artistas surrealistas como René Magritte e Salvador Dalí.

James, que chegou ao México no início dos anos 40, buscou construir à seu modo, o próprio Jardim do Éden. Assim, ele e seu guia Yaqui, encontraram Xilitla em 1945, uma pequena cidade próxima à cordilheira de Sierra Gorda. A construção custou cerca de US$ 5 milões entre 1949 e 1984 e contou com mão de obra da pequena cidade. Desse modo, apesar de ter precisado vender parte de sua coleção de arte surrealista; o investimento permitiu a ele, viver seu sonho e, assim, passou longos períodos no local pelo resto de sua vida, banhando-se em suas piscinas, cuidando de sua coleção de plantas e animais exóticos e escrevendo poesia.

Assim, a construção no local continuou até sua morte, em 1984. Hoje, conta com inúmeros edifícios inacabados e escadas espirais que levam à lugar algum. Las Pozas adoeceu e no passar dos anos, recebeu poucos visitantes. A propriedade foi adquirida em 2007 por uma fundação criada com a ajuda de um conglomerado de cimento. O trabalho logo começou para restaurar o local dilapidado e recuperar suas estruturas únicas de concreto da selva.

Esta oportunidade de se envolver intimamente com o mundo de Edward James na tranquila floresta tropical de La Huasteca torna uma viagem à sua obra-prima surrealista uma experiência verdadeiramente inesquecível. O fotógrafo Matthew O’Neil nos faz viajar por meio de seu olhar fotográfico que retrata o incrível labirinto que é La Pozas, confira em nossa galeria:

Fotos by Matthew O’Neil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *